Marisa Orth: confira a trajetória marcante da homenageada da 20ª CineOP

Marisa Orth: confira a trajetória marcante da homenageada da 20ª CineOP

Marisa Orth: confira a trajetória marcante da homenageada da 20ª CineOP

A edição de 20 anos da Mostra de Cinema de Ouro Preto vem aí e esse ano homenageia a atriz, cantora, comediante e apresentadora Marisa Orth. Essa é uma edição que agracia o humor das mulheres no cinema, e quem melhor para representar o tema do que a icônica Magda? Vem conhecer um pouco mais sobre a vida e obra dessa profissional tão talentosa, que hoje temos um post todinho dedicado a ela!

Marisa Domingos Orth nasceu em São Paulo em 21 de outubro de 1963, filha do engenheiro Antônio Orth e da pedagoga Marlene Orth. Formada em Psicologia pela PUC-SP e em Artes Cênicas pela Escola de Arte Dramática da USP, começou a carreira misturando teatro e música nos efervescentes anos 1980 da cena cultural paulistana. Foi com a banda performática Luni, criada em 1986, que Marisa ganhou os primeiros holofotes, unindo músicos, artistas e escritores em apresentações de vanguarda. Depois, formou a banda Vexame, em que assumia a persona Maralu Menezes e transitava entre o brega e o rock.

Antes disso, no teatro, já tinha dado seus primeiros passos com o grupo Ventoforte, de Ilo Krugli, voltado ao teatro infantil. A estreia profissional veio em 1983 com a peça Una Serata Al Sugo, mas foi em Fica Comigo Essa Noite (1988), de Flávio de Souza, que Marisa Orth teve seu primeiro grande reconhecimento como atriz, conquistando o público e atraindo a atenção da TV Globo.

Marisa Orth

Sua estreia na televisão aconteceu em 1990 com a novela Rainha da Sucata, onde viveu Nicinha, personagem que lhe rendeu um Prêmio APCA. A partir dali, foi firmando seu nome como atriz de comédia. Em 1992, participou da última temporada do TV Pirata e, no mesmo ano, fez a tímida Valquíria em Deus nos Acuda, mostrando sua versatilidade.

O grande estouro nacional veio com Sai de Baixo, de 1996 a 2002, interpretando a icônica Magda, personagem que virou sinônimo de burrice cativante e deu origem ao bordão “Cala a boca, Magda!”. O sucesso do programa consolidou Marisa como um dos principais nomes do humor televisivo brasileiro. Durante o período, ela chegou a engravidar de seu filho João Antônio, e a gestação foi incorporada à trama. Em 1997, posou para a edição de aniversário da revista Playboy, o que, na época, era considerado símbolo de auge da fama. 

Mesmo com a forte identificação com a comédia, Marisa sempre buscou ampliar seus papéis. Em Os Aspones (2004), Toma Lá Dá Cá (2007), S.O.S. Emergência (2010) e Macho Man (2011), continuou explorando o humor com diferentes nuances. Ao mesmo tempo, mergulhou em personagens dramáticas, como Silvia, em Dupla Identidade (2014), uma mulher envolvida com um serial killer, papel que unia sua formação em psicologia ao talento de atriz.

Nas novelas, deu vida a personagens marcantes como a ex-miss Van Van em Agora é que São Elas (2003), a beata Damáris e sua dupla Gládis em Sangue Bom (2013), a feirante Francesca em Haja Coração (2016) e a cantora de fado Celeste Hermínia em Tempo de Amar (2017). Em Além da Ilusão (2022), interpretou Margô Gauthier, uma vedete que finge ser francesa.

Fora das telas, Marisa também brilhou nos palcos e na música. Entre 1989 e 2007, liderou a banda Vexame e lançou álbuns solo. Desde criança, era envolvida com atividades artísticas e esportivas — chegou a ser bicampeã paulista de natação pelo Clube Pinheiros.

Marisa Orth na CineOP 2025

Durante a programação da 20ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, Marisa Orth participará de uma roda de conversa com o tema “O humor das mulheres”, juntamente com a cineasta Anna Muylaert, uma das pioneiras na experimentação do humor em curta-metragens na década de 80 e com quem já trabalhou algumas vezes. A roda de conversa acontece no Hall de Convivência – 2º andar – Centro de Convenções, no dia 26 de junho às 11h e 30 min. 

No mesmo dia, às 19:30, durante a abertura oficial do evento, acontecerã as homenagens. Tanto durante a abertura, como ao longo de toda a Mostra serão exibidos curtas e longas com atuação de Marisa, incluindo trabalhos realizados com Anna Muylaert. E nós estaremos, cobrindo tudo para você em tempo real no nosso perfil do Instagram! Já segue para não perder nada.