CINEOP CELEBRA 20 ANOS COM HUMOR FEMININO, HOMENAGEM À ATRIZ MARISA ORTH E 147 FILMES DE 10 ESTADOS E 5 PAÍSES

CINEOP CELEBRA 20 ANOS COM HUMOR FEMININO, HOMENAGEM À ATRIZ MARISA ORTH E 147 FILMES DE 10 ESTADOS E 5 PAÍSES

CINEOP CELEBRA 20 ANOS COM HUMOR FEMININO, HOMENAGEM À ATRIZ MARISA ORTH E 147 FILMES DE 10 ESTADOS E 5 PAÍSES

Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece entre 25 e 30 de junho na cidade histórica mineira, com programação inteiramente gratuita, exibição de 147 filmes, realização de debates e rodas de conversa e promove encontros estratégicos de discussões de políticas públicas no campo da Preservação, do Cinema e Educação 

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto celebra duas décadas de trajetória e está consolidada como o único evento do país voltado à preservação, história e educação. A 20ª edição acontece de 25 a 30 de junho, na cidade histórica de Ouro Preto (MG), Patrimônio Cultural da Humanidade, reafirmando seu compromisso com a salvaguarda do patrimônio audiovisual como pilar de memória, cidadania e transformação social.

Com programação gratuita, presencial e online, a CineOP promove uma conexão entre passado, presente e futuro, tendo o cinema brasileiro como eixo de reflexão crítica e fortalecimento democrático. Os espaços que receberão o público em Ouro Preto incluem a Praça Tiradentes, o Centro de Artes e Convenções da UFOP e o Cine-Museu da Inconfidência. No ambiente digital, parte das sessões e atividades poderá ser acompanhada pela plataforma www.cineop.com.br.

Ao longo de seis dias, o público poderá assistir a 144 filmes (30 longas, 1 média e 116 curtas-metragens), produzidos em 10 estados brasileiros (MG, RJ, SP, PE, CE, ES, BA, AM, PR, RN) e 5 países (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Estados Unidos). As exibições estão organizadas em 12 mostras: Histórica, Competitiva, Contemporânea Longas, Contemporânea Curtas, Educação, Valores, TV UFOP, Preservação, Mostrinha, Cine-Escola, Cine Concerto e Itaú Cultural Play.

A sessão de abertura, no dia 26/6, às 19h30 na Praça Tiradentes, exibe curtas emblemáticos como “A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal” (Carla Camurati), “A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti” (Anna Muylaert) e “A Má Criada” (Sung Sfai). Entre filmes programados na Mostra Histórica e Preservação, está “A Mulher de Todos” (Rogério Sganzerla, 1969), em cópia restaurada, com todo seu humor tropicalista e atuação marcante de Helena Ignez.

Temáticas da 20º CINEOP

História – O humor das mulheres no cinema brasileiro
A mostra propõe uma reflexão sobre como as mulheres usaram o humor como ferramenta de resistência e transformação no cinema nacional. Em um espaço historicamente dominado por homens, elas conquistaram espaço com criatividade, subverteram estereótipos e passaram a criar suas próprias narrativas. A atriz Marisa Orth é homenageada como símbolo dessa força e versatilidade do humor feminino.

Preservação – Criar memória
A CineOP reforça seu papel como espaço de valorização da preservação audiovisual, destacando a importância das políticas públicas, da adoção de novas tecnologias e do trabalho muitas vezes invisível de profissionais e instituições que garantem a memória do cinema brasileiro. Nesta edição, o professor João Luiz Vieira é homenageado com o novo Prêmio Preservação.

Educação – Lugares de memória: acervos e acessos
O foco está no uso dos acervos audiovisuais como ferramentas pedagógicas. A mostra defende o cinema como linguagem potente em sala de aula e reforça a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso a esses conteúdos. A educadora Maria Angélica Santos recebe o Prêmio Cinema e Educação por sua atuação em alfabetização audiovisual e formação crítica de jovens.

A Ouropretando irá cobrir a CineOP e trazer o melhor da Mostra até você, fique ligado no nosso perfil do Instagram para não perder nenhuma atualização!